Notícias

SBRT em reunião com o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República

A SBRT esteve no dia 25 de setembro de 2018 em reunião no Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da Republica (GSI/PR) em Brasília. O Presidente Arthur Rosa, apresentou os números da crise da radioterapia, juntamente com o Secretário Geral Marcus Castilho e um dos membros do Comitê Institucional da SBRT, Rafael Gadia.

O GSI/PR é responsável por acompanhar o Programa Nuclear Brasileiro, promovendo sua proteção e desenvolvimento. Na essência de sua missão tem o desenvolvimento nacional e o bem-estar da sociedade brasileira. A radioterapia é contemplada diretamente nesta missão, razão da aproximação com a SBRT. Já existe um trabalho coordenado com a Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear que está engajada no GT-4 que desenvolve a estratégia Nacional de Medicina Nuclear, com envolvimento direto no Reator Multi Propósito que está sendo construído no interior de São Paulo.

A SBRT foi recebida pelos Comandantes Gleiber e Clayton, além do oficial da Reserva Hugo Oliveira e o Sr. Fabiano Petruceli, assessor da pasta. Foram desenvolvidas na reunião conversas sobre colaboração bilateral para desenvolvimento da radioterapia. Uma das possibilidades de curto prazo seria o trabalho conjunto para melhorar o processo de importação de fontes de braquiterapia, rotina previsível e linear ainda cheia de gargalos no desembaraço alfandegário.

A aproximação junto ao governo é essencial para uma agenda positiva para a radioterapia. Estamos otimistas com a possibilidade de resultados futuros concretos, diz Marcus Castilho, Secretário geral da SBRT.

Deixe um comentário