Notícias

Radioterapia personalizada

A edição de 1° de junho de 2018 do periódico International Journal Radiation Oncology Biology Physics contém 7 artigos devotados ao tema Radioterapia de Precisão / Radioterapia Personalizada. Medicina Personalizada é um termo nos últimos anos utilizado para indicar a administração de atitudes terapêuticas ou preventivas as mais particularizadas possíveis para os pacientes.

Leva em consideração o genoma, o meio ambiente e o estilo de vida, conforme definição do Instituto de Saúde americano. Os artigos do International Journal sumarizam os inúmeros avanços dos últimos anos com vistas à obtenção de protocolos destinados a conformar o tratamento radioterápico às informações genéticas provenientes dos tecidos tumorais tratados. Ressaltam-se os vários estudos que descrevem assinaturas genéticas, algumas das quais estão em fase de validação e outras, prontas para uso clínico.

Assinaturas genéticas clássicas para o tumor de próstata, por exemplo, predizem o risco de morte por câncer de próstata, a recorrência bioquímica após radioterapia ou o risco de doença metastática. Uma assinatura genética recentemente descrita em fase de liberação comercial, o GARD (Genomically Adjusted Radiation Dose) agrega dados de expressão gênica dos tumores à dose de radiação prescrita.

Os artigos destacam, como fator preocupante, o baixo envolvimento dos radiooncologistas no entendimento do processo e das características dos estudos, além de convocarem a comunidade radioterápica mundial a mais ativamente se engajar no estudo e disseminação do conteúdo.

https://doi.org/10.1016/S0360-3016(18)30625-4

Deixe um comentário