Notícias

Bom Dia Brasil: Estudo mostra que 5 mil brasileiros morrem todo ano por falta de aparelhos de radioterapia

Faltam aparelhos principalmente no SUS. O Brasil precisaria de 540 aparelhos, mas tem pouco mais da metade disso. Governo Federal diz que tem um plano para aumentar a quantidade.

Confira a matéria completa, clique aqui.

2 Comentários

  • mais uma vez escutei na tv que o que falta para atender bem os pacientes do SUS são aparelhos.Pode estar faltando mas a causa principal
    é a falta de reajuste na tabela de pagamento nos últimos 8 anos pois tendo pagamento adequado os pacientes estariam sendo atendidos , cada clinica fazendo o seu investimento na compra , manutenção e atendendo mais pacientes diminuindo queixas e melhorando a qualidade do atendimento .Investimento do M Saude significa compra de aparelhos e não pagmento adequado ao aprocedimento realizado.hoje não cobre o custo real. Ganhando o aparelho depois fica dificil arcar com os custos de manutenção ,daí vai ao ministério reclamar e escuta que o Misterio já deu o aparelho. POR QUE nao falar de tabela? Não existe almoço de graça!A doação de aparelho me pare versão sofisticada de Minha Casa Minha vida

    • Prezado Roberto,
      a SBRT defende a sustentabilidade para a radioterapia.
      Concordamos inteiramente com a sua leitura de que a politica atual do governo não é em nada resolutiva. Acrescentamos ainda a informação de que o reembolso medio atual do SUS não contempla nem metade do custo.
      A falta de aparelhos é uma consequencia da falta de investimentos e da insustentabilidade operacional dos serviços, independente de seu modelo de remuneração (públicos, filantrópicos, privados ou mistos).
      Precisamos mobilizar a sociedade para pressionarmos os governantes para mudanças.
      Obrigado por seu comentário.
      Arthur Rosa
      Presidente SBRT

Deixe um comentário